A Pombagira é uma entidade espiritual que representa a independência, força, sedução e amor, além de se relacionar com a evolução de espírito
A Pombagira é, provavelmente, uma das entidades espirituais mais famosas de religiões de matriz africana. Poderosa e com diferentes representações, ela pode auxiliar na evolução espiritual e na busca pelo amor. Conheça mais sobre ela:
O que é Pombagira?
A Pombagira, também conhecida como Pomba-gira, Pomba Gira ou Pombajira, é uma entidade de natureza espiritual que faz parte de rituais e religiões relacionados à Umbanda e ao Candomblé, religiões de natureza afro-brasileira.
Ela é considerada como a versão feminina de Exu, que representa não apenas as forças da natureza, mas guarda o comportamento dos seres humanos. Por isso, trata-se de uma entidade poderosa e de grande importância.
Sua origem remete ao início do século XX, quando a Pombagira trouxe a figura da mulher independente e livre da submissão aos homens. Por isso, ela tem grande relação com o cultivo do amor-próprio e do autoconhecimento.
O que faz a Pombagira?
Existem diferentes interpretações sobre as questões nas quais a Pombagira se envolve e isso pode variar, também, de acordo com a situação e com a necessidade de seus devotos. Por exemplo, pode atuar na proteção espiritual, na resolução de problemas amorosos, na cura para diferentes males e na busca por autoconhecimento e amor-próprio.
Enquanto alguns entendem que a especialidade da entidade é o amor e os relacionamentos amorosos, outros a veem como alguém que sofreu em outras vidas e que retorna para auxiliar na evolução espiritual das pessoas.
Por isso, ela pode atuar em consultas espirituais ao compartilhar informações obtidas com orixás que ajudem a direcionar o indivíduo para a felicidade e para uma vida em equilíbrio. Da mesma forma, é comum que ela se envolva em rituais de amor, como a amarração amorosa.
Representações físicas e características da Pombagira
Existem muitos nomes e manifestações diferentes de Pombagira, cada um com características e preferências específicas. Alguns nomes famosos incluem Maria Padilha, Maria Mulambo, Maria Navalha e outras.
Apesar disso, existem símbolos marcantes e que se fazem presentes durante a sua incorporação em diferentes rituais. Isto é, em suas representações físicas. São elas:
- Feminilidade: a Pombagira é geralmente representada como uma mulher sensual, exuberante e atraente, que se utiliza de roupas provocantes e de maquiagem;
- Sedução e amor: comumente esta entidade é associada ao domínio da sedução e do amor;
- Vestimenta: a Pombagira se apresenta, na maioria das vezes, com vestimentas específicas como saias e vestidos longos, turbantes e lenços. Eles, em sua maioria, assumem as cores vermelha e preta, mas também podem incluir outras colorações marcantes, tais como o roxo e o dourado.
Maria Padilha: conheça a história de uma das mais famosas Pombagiras
Existem diversas representações de Pombagiras e uma das mais famosas e procuradas nos terreiros é Maria Padilha. Ela também é conhecida como Maria de Padilla, Maria Padilha das 7 Encruzilhadas e Maria Padilha do Cabaré.
De acordo com a história, Maria Padilla, depois eternizada como Maria de Padilha, foi uma prostituta ou uma grã-cortesã espanhola.
Sua fama de feiticeira se deve especialmente ao fato de que Maria Padilla foi amante de D. Pedro I de Castela, rei espanhol que depois a tomou como esposa ao deixar seu casamento de lado para viver uma grande paixão ao lado da mulher de origem castelhana.
Conhecida por sua beleza, inteligência, independência e sedução, Maria de Padilha foi relacionada à feitiçaria pela forma como conquistou o coração de D. Pedro I de Castela, algo que na época chocou a sociedade e causou reflexos políticos e religiosos.
Como buscar ajuda de uma Pombagira?
Assim como outras entidades espirituais, a Pombagira se apresenta a partir da sua incorporação por médiuns, o que acontece durante rituais de cunho espiritual em terreiros de Umbanda e Candomblé.
Além disso, você também pode buscar auxílio e orientação da entidade por meio de uma consulta espiritual junto a um centro mediúnico, bem como da amarração amorosa.
Enquanto a consulta é o primeiro passo de um atendimento espiritual e permite ao médium conhecer melhor sobre o estado de espírito do indivíduo, bem como suas conexões, a amarração amorosa é um ritual que visa unir pessoas que se amam.
A amarração somente é praticada em situações em que realmente existe amor entre as pessoas envolvidas. Caso contrário, não se aplica, pois não tem poder de criar sentimentos ou de forçar alguém a atuar contra seu livre-arbítrio.
Para ter acesso a estes e outros rituais espirituais, conte com os trabalhos do Pai Antônio de Ogum. Com longa experiência na área, ele é reconhecido como um dos mais poderosos e experientes médiuns do Brasil e pode ajudar você na sua jornada espiritual. Marque seu atendimento!
Leia também:
Como reconquistar o amor perdido?
Consequências da amarração amorosa: o ritual pode prejudicar alguém?